Hérnia de Disco

O disco intervertebral é uma estrutura entre os ossos da coluna que funciona como uma almofada para absorver impactos e permitir que a coluna se movimente adequadamente.


A hérnia ocorre quando o disco se rompe e o material gelatinoso do seu interior é projetado para fora. Ela pode ocorrer em qualquer parte da coluna, sendo mais comum na lombar (parte inferior das costas) e cervical (pescoço). A inflamação das estruturas ao redor gera dores e, se o material extravasado comprimir os nervos, que passam próximos ao disco, poderá ocorrer formigamento e alteração de sensibilidade em pernas, braços, mãos e pés.
A lesão pode se iniciar devido a um estado de má nutrição do disco, que passa a se degenerar com o tempo e, associado a um desalinhamento da coluna (má postura), falta de ergonomia no trabalho, esforços repetitivos com o tronco, esportes de alto impacto, grandes esforços ou traumas (acidentes ou quedas), o disco poderá se romper e deixar que seu material interno extravase, gerando a hérnia.
O sintoma mais comum é a dor e rigidez localizada na coluna, inicialmente ao realizar algum esforço ou ao tossir e espirar e, com o tempo, pode ocorrer formigamento, dormência e, nos casos mais acentuados, perda de força nos braços ou pernas, dependendo do local da lesão.
O diagnóstico clinico é realizado por um médico através dos exames de raio X e ressonância magnética que ajudam a determinar o local e a gravidade da lesão.
Muitas hérnias de discos podem ser tratadas sem cirurgia e através de modalidades da fisioterapia, com excelentes resultados. A Osteopatia realiza uma avaliação em busca da causa da lesão e libera as zonas de tensão musculares, articulares e fasciais gerando alívio das dores e remissão dos sintomas. O Pilates trabalha a musculatura que forma a viga de sustentação da coluna, fortalecendo e alongando-a, permitindo que o paciente possa retornar as suas atividades normais sem dor e prevenindo que a mesma volte.
É muito importante que o trabalho seja realizado mediante a uma minuciosa avaliação fisioterapêutica em busca da causa da dor e do funcionamento especifico do corpo de cada paciente. Todas as técnicas e exercícios devem ser elaborados de acordo com as necessidades de cada um, pois cada corpo responde de forma diferente aos mesmos estímulos e toda forma de exercício físico, quando destinado a tratar alguma patologia, deve ser especifico e realizado por profissional qualificado, pois o resultado depende também de como a técnica será aplicada.
Previous
Next Post »
2 Comentar
avatar

Gostei muito das dicas, tenho Erne de disco na lombar e na cervical.

Balas
avatar

Gratidão! Procure um especialista em Coluna para lhe auxiliar. E Obrigado pela visita!;)

Balas