COLUNA VERTEBRAL


Você sabia que o nível medular não é simétrico?


Reparem na imagem acima que a raiz nervosa de C1 emerge acima da vértebra C1. Dessa forma, uma lesão nesse segmento significa déficit sensitivo/motor a partir de C1. Isso está correto, sendo inclusive o motivo de lesões medulares acima de C3 serem fatais.

Mas, por caprichos da anatomia, há um nervo cervical a mais, denominado C8. Só que não existem 8 vértebras cervicais. Dessa forma, a partir da transição anatômica da vértebra C7 para a T1, o nervo não está mais acima da vértebra, está abaixo, já que acima da primeira vértebra torácica está a raiz nervosa de C8, Já não temos portanto a mesma organização que existe na cervical, as coisas mudaram.

Creio que por isso exista essa confusão sobre lesão medular, mas dá para simplificar.

Se a lesão ocorreu em segmento cervical, podemos considerar que a lesão é a partir daquele nível. Por exemplo, na lesão medular de C7, teremos sintomas de C7 para baixo.

Se a lesão ocorrer em região medular torácica ou lombar, haverá alteração apenas abaixo daquele nível, o segmento lesionado permanecerá sem alteração. Como exemplo, na lesão medular de L1, teremos sintomas de L2 para baixo.

Previous
Next Post »
0 Comentar